sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pedro...

Piotr (Pedro em russo) Ilitch Tchaikovsky, foi compositor russo do período romântico, perdeu a mãe na infância, rejeitado pelo cenário musical russo, homossexual enrustido, vitima de constantes decepções amorosas teve uma vida conturbada e uma obra que refletia toda a sua angústia.

A biografia detalhada você, meu caro leitor, pode encontrar em sites de pesquisa confiáveis, quero aqui somente ressaltar a sua última obra, a sexta sinfonia ou Patética, onde o sentimendo da vida angustiada de Piotr se traduz em toda as harmonias havendo explosões de fúria a todo instante e lamentosas melodias.

Pathétique não traduz para o português a intenção do autor, que era para ser ouvida com o coração, nome sugerido pelo irmão. O que mais se destaca na obra na minha humilde opnião de mero apreciador e curioso é o ultimo movimento, um adagio lamentoso (lamento lento) onde se pode sentir desespero, tristeza, descontentamento, arrependimento, amargura... tudo que nosso amigo viveu sozinho, compartilhando todo esse furacão por cartas com amigos e familiares.

 

 Diz-se que depois que Piotr apresentou sua obra em outubro de 1893, semanas depois tomou propositalmente um copo de água não fervida, contraiu cólera e veio a falecer.

Espero que tenham gostado do momento musical da semana, é chato terminar uma semana, e um semestre escolar com uma história tão conturbada, mas foi inevitável. Se gostaram, aconselho também os bales de Tchaikosvky, em especial O Quebra-nozes e o Concerto para piano nº. 1.

4 comentários:

  1. Bela postagem caro Taradinho.
    Gostei muito desse musical, apesar de não entender o mundo musical.
    Embora isso ter me feito meio triste, deu para passar o tempo e pensar nos amores paasados.
    Te mais.
    E nao se esqueça de postar mais hein!
    Jhonathan

    ResponderExcluir
  2. Taradinho é sacanagem.
    Valeu por escutar cara =D.
    postarei com certeza.

    ResponderExcluir