A biografia detalhada você, meu caro leitor, pode encontrar em sites de pesquisa confiáveis, quero aqui somente ressaltar a sua última obra, a sexta sinfonia ou Patética, onde o sentimendo da vida angustiada de Piotr se traduz em toda as harmonias havendo explosões de fúria a todo instante e lamentosas melodias.
Pathétique não traduz para o português a intenção do autor, que era para ser ouvida com o coração, nome sugerido pelo irmão. O que mais se destaca na obra na minha humilde opnião de mero apreciador e curioso é o ultimo movimento, um adagio lamentoso (lamento lento) onde se pode sentir desespero, tristeza, descontentamento, arrependimento, amargura... tudo que nosso amigo viveu sozinho, compartilhando todo esse furacão por cartas com amigos e familiares.
Diz-se que depois que Piotr apresentou sua obra em outubro de 1893, semanas depois tomou propositalmente um copo de água não fervida, contraiu cólera e veio a falecer.
Espero que tenham gostado do momento musical da semana, é chato terminar uma semana, e um semestre escolar com uma história tão conturbada, mas foi inevitável. Se gostaram, aconselho também os bales de Tchaikosvky, em especial O Quebra-nozes e o Concerto para piano nº. 1.
Bela postagem caro Taradinho.
ResponderExcluirGostei muito desse musical, apesar de não entender o mundo musical.
Embora isso ter me feito meio triste, deu para passar o tempo e pensar nos amores paasados.
Te mais.
E nao se esqueça de postar mais hein!
Jhonathan
Taradinho é sacanagem.
ResponderExcluirValeu por escutar cara =D.
postarei com certeza.
Quebra Nozes é muito bom.
ResponderExcluirné? =D
ResponderExcluir