sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo


E estava o jovem dentro da igreja ajoelhado, 31 de Dezembro de 2009, culto de virada do ano. Com as mãos trancadas em símbolo de prece próximo ao seu nariz, clama de joelhos "Senhor, obrigado pelo ano que passou. Te peço Deus que abençoe em dobro a mim e a minha família este novo ano, que minha mãe consiga comprar o carro que ela tanto quer, aquele Mercedes novinho, que meu pai consiga aquela promoção, oh Deus, e que eu seja aprovado em direito na universidade esse ano, por favor Senhor, tem compaixão de nós pobres e necessitados".
La fora chovia incessantemente, as ruas do Rio de Janeiro já enchiam, mas o pastor tinha dito que não se preocupassem, a água não entraria na igreja, e os irmãos poderiam ficar lá o quanto fosse necessário, adorando o nome de Deus. Quando o culto terminou os irmãos se cumprimentaram e se dirigiram as saídas, Mateus procurou seus pais, e foram para o estacionamento, assustaram-se quando viram que a água já estava bem alta, sorte que a Land Rover era um carro bem alto. Seu pai, Dr. Marcus, enfrentou a enxurrada que se formou na porta do templo e entrou no carro, deu partida e buscou o resto da família, pegaram a avenida principal. A rua estava muito alagada, e começou a entrar água no carro, todos ficaram preocupados pedindo aos céus que nada de mal acontecesse, infelizmente... essa cena termina com Mateus sentado sobre o teto do carro sendo resgatado pelo corpo de bombeiros:
_ Onde estão seus pais garoto?
_ Eles... eles...
O oficial gritou para o outro no rádio:
_ Temos dois corpos desaparecidos, levados pela enxurrada.

Até o final da semana os corpos de Marcus e Rebeca tinham sido encontrados e sepultados deixando o jovem de 17 anos órfão. Na semana seguinte era seu aniversário. Dia 12 de Janeiro. Terremoto no Haiti. Nem por isso seus avós deixaram de comemorar entre si com um bolinho bonitinho. Seu avô fez a oração. Mateus chorou. Na semana seguinte ele iria se alistar no exército, mas não queria pegar por nada, apesar do seu físico atlético. Pegou, e foi escolhido numa equipe especial para ir nas missões do Haiti, faria metade do seu treinamento lá. No avião o jovem murmurava “Por que isso ta acontecendo comigo Deus? Por que eu to indo pra esse lugar maldito? Por que o Senhor levou meus pais? POR QUE?!”. O soldado do lado olhou com uma cara feia.
Nas primeiras semanas ficou somente assistindo seus colegas mais experientes, trabalho leve, para que os mais capacitados pudessem resgatar vidas. Um mês depois mais ou menos já estava ajudando a cuidar dos sobreviventes, resgatando corpos e enterrando gente, foram meses difíceis. Estava passeando em uma noite de Junho, sem sono, encontrou uma criança na beira de uma rua destruída, tremula e chorando de frio, “Ela teve o mesmo destino que eu e eu ainda fui mais sortudo que ela” pensou. Tirou seu casaco e jogou nas costas do menino, pegou-o no colo e levou pro acampamento do exército, ele seria medicado e levado ao orfanato.
Duas semanas depois Mateus voltou pro Brasil e terminou sua estadia nas forças armadas. Não tirava aquele menino da cabeça, aquela carinha grata pela jaqueta. Foi morar com os avós, mas não costumava falar tanto, nem sair, seus amigos tinham esquecido dele, parou de ir a igreja até nos fins de semana. Entrou em depressão, alias, já estava em depressão a muito tempo.
Dia 31 de Dezembro de 2010, saiu de casa as seis horas quando seu avô o chamou “Meu neto, não fique assim tristonho, Deus te ama, não se lamente por tudo que aconteceu, não cai uma folha de uma árvore se não for da vontade de Deus”. Mateus escutou aquilo calado, tinha mais, só não prestou muita atenção. Ficou andando na rua, parou em um bar, tomou uma cerveja. Mais uma e outra. Quando assustou já eram 11:30. Voltou andando pra casa, chuviscava. Lembrou do ano passado, chovia bem mais. Passou na porta de uma igreja, seus avós estavam la dentro, pode ver a cabecinha branca dos dois, estavam de joelhos e abraçados. “Não cai uma folha de uma árvore se não for da vontade de Deus”. Que vontade era essa que tinha arrancado tudo que ele mais presava?! Contrariado por suas pernas, entrou na igreja e ajoelhou sem saber porque. “Deus que vontade é essa? Levou meus amigos, meus pais, meus estudos na faculdade, minha felicidade... que raio de vontade é essa?! Pra que eu tive que ir parar naquele fim de mundo? Para servir comida? Pra levar toalhas quentes? Por que?!”. O menino, lembrou do menino. Qual era o nome dele mesmo? Não lembrou. Mas ele teria morrido de fome, de sede, de frio, se não de coisa pior, aqueles eram dias violentos. “Tive que perder tudo pra salvar uma vida...” Que tudo? Ainda tinha seus avós, sua casa, algum dinheiro guardado, podia estudar, podia trabalhar, estava vivo ainda, não é?! Chorou... e sorriu. Quando o culto terminou foi dar um abraço em seus avós. “Feliz ano novo” sussurrou na orelha do vovô. 

Caros amigos, Feliz 2011 para todos vocês, e que por mais que a vida nos encha de adversidades, problemas, tragédias, dificuldades, pense um pouco antes de reclamar com quem quer que seja, as vezes você pode estar perdendo a oportunidade de estender a mão a alguém. Deus abençoe a nos todos. 

8 comentários:

  1. First!!! =P

    Bonito...
    Kra, Mto boa a inspiração....
    Feliz ano novo pra ti!!!
    Abrazzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Valeu... admito que gastei bastante fosfato no texto =D
    Feliz ano novo para nós! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa narrativa pra refletir...Quantas vezes nós já estivemos no lugar do rapaz dessa história?Quando só pensamos em nós, nas nossas necessidades, no que a gente tá passando...e esquece dos outros...

    Feliz Ano Novo, que 2011 seja abençoado, cheio de amor, compaixão, paz, disposição e ânimo para ajudar o próximo, como o Mateus fez =)


    fica com Papai felipe

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe muito Japão!
    Feliz 2011 pra vc! =D

    ResponderExcluir
  5. Valeu Bella, Bruna... xD
    Feliz 2011 pra vc's tbm! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Lamento terem transformado o cristianismo em idolatria pessoal. Aliás, apesar do parco conhecimento bíblico que tenho, não me lembro de ter visto Jesus ou algum de seus seguidores pedirem algo pra si. Esse conto merece desenvolvimento.

    Mas dessa vez, sem nota!

    ResponderExcluir
  7. Noo Japao, esse texto me lembrou o livro q eu tava lendo essas ferias..
    Nao sei se vc ja leu, mas com ctz vc ia gostar de "A Cabana".
    Todo mundo fala e tals, e eu resolvi conferir e realmente vale a pena, até pq eh oq eu pelo menos, considero verdade pra minha vida, e como diz a Agata, nao eh um livro q trate o relacionamento com Deus como uma idolatria pessoal.
    Feliz ano novo Japaozinho (:

    ResponderExcluir
  8. E, o Pantuza tinha me aconcelhado a ler esse livro, vou ver se consigo-o para ler, ouvi otimos elogios sobre esse livro também.
    Tratar o relacionamento com Deus como uma idolatria pessoal é adorar a si mesmo e a perfeição com que ele nos criou, mas sabemos que somos imperfeitos a medida que nos afastamos dele, e a idolatria nos afasta de Deus. É dificil chegar em um ponto onde o "eu" morre e Deus e a vontade, o seu amor, sua misericórdia, flui em nossas vidas, poucas pessoas conseguiram isso mas vivemos é pra tentar afinal =D.
    Feliz ano novo bia! (atrasado mas ta valendo)

    ResponderExcluir